Milho safrinha: 6 pilares essenciais para melhorar o manejo e colher mais

Plantação de milho. Crédito da foto: Shutterstock.

Soluções completas de gestão e monitoramento agronômico estão disponíveis na Rede AgroServices para resgate por pontos

Planejar o milho safrinha com antecedência e apostar em monitoramento da lavoura são a chave para ter mais sucesso na temporada 2018/2019. Produtores dispostos a investir em novas tecnologias e desafiar os resultados da fazenda podem encontrar ótimas opções para resgate por pontos Bayer. “A Rede AgroServices é o local onde o produtor vai encontrar diversos serviços e plataformas com soluções para a fazenda dele”, afirma Fabiano Oliveira, Gerente de Marketing da Climate FieldView, plataforma disponível para resgate na Rede AgroServices desde novembro.

Confira uma seleção especial de ofertas na Rede AgroServices para cultivar milho com excelência.

 

1 – Gestão agronômica

Durante todas as safras, uma enorme quantidade de dados agronômicos são gerados na fazenda, seja através de sensores existentes nos equipamentos agrícolas, ou anotações e observações dos operadores, e também informações de clima e solo. Organizar todos esses dados e depois analisar para tomada de decisões assertivas sempre foi um grande desafio, mas agora já existem plataformas de gestão agronômica que consolidam as informações em um único lugar e apresentam relatórios e análises de fácil utilização que ajudam o agricultor a tomar melhores decisões.

A solução de maior destaque nesse contexto é a plataforma Climate FieldView, que permite executar cada atividade agrícola com maestria (conheça e resgate aqui). Antes de iniciar o plantio de milho safrinha, o produtor pode importar dados históricos e mapas de fertilidade para a plataforma, identificar o perfil de cada talhão e solos com maior fertilidade. “Ele consegue alocar as melhores sementes para os solos de melhor produtividade e otimizar o investimento. Com o FieldView, o produtor também consegue atuar com mais precisão no manejo da safra”, diz Oliveira.

A plataforma oferece uma experiência completa em monitoramento. “O Fieldview vai trazer informações agronômicas detalhadas do que está acontecendo em cada operação. O produtor pode mapear plantio, pulverizações e a colheita em cada metro quadrado da fazenda”, diz Oliveira. Por exemplo, durante o plantio, o sistema vai registrar os híbridos de milho semeados, população de plantas, velocidade de plantio, tratamento de sementes utilizado, dentre outras informações agronômicas.

Para as operações de pulverização, há um controle total dos defensivos aplicados, dose, volume de calda e condições de aplicação. “A ferramenta permite comparar diferentes insumos, quais híbridos possuem a melhor performance e o impacto que eles trazem para o resultado da safra”, afirma Oliveira. Para a colheita a plataforma fecha o ciclo da safra registrando a produtividade em cada região do talhão.

Todos os dados são coletados em tempo real pelo Climate FieldView Drive, são processados e ficam armazenados no sistema online. A plataforma gera automaticamente mapas de alta resolução e relatórios com inúmeras combinações de dados. Tudo isso pode ser facilmente consultado pelo produtor, por meio do uso de um Ipad conectado à internet. Oliveira reforça ainda que a licença Climate FieldView tem validade anual, permitindo monitorar integralmente a fazenda. “O agricultor que resgatar o FieldView agora na Rede AgroServices vai poder mapear todas as operações da safrinha de milho e iniciar o plantio da soja na próxima safra”, diz Oliveira.

 

2 – Gestão Financeira

Os agricultores trabalham com um enorme volume de informações financeiras durante toda a safra. Por isso, é importante organizar ao máximo o fluxo de caixa da fazenda e evitar erros contábeis. Programas de computador ajudam a controlar despesas, pagamentos e recebimentos com facilidade. Confira aqui ofertas de softwares de gestão para informatizar o controle administrativo e financeiro da fazenda.

 

3 – Tratamento de sementes

O tratamento de sementes faz muita diferença no campo. Os híbridos de milho ficam mais protegidos, conseguem resistir melhor aos ataques de pragas e doenças em estágios iniciais da lavoura. O tratamento corrobora para um melhor desenvolvimento do sistema radicular das plantas e estabelecimento da lavoura. Prestadores de serviço especializados em tratamento de sementes estão à disposição para atender os participantes da Rede AgroServices. Confira todas as ofertas disponíveis para resgate aqui.

 

4 – Pragas, doenças e plantas daninhas

Outro pilar essencial para garantir uma boa safra é o controle de pragas, doenças e plantas daninhas. Quem tem um manejo assertivo consegue maiores produtividades. A Rede AgroServices oferece vários serviços, dentre eles o campeão de resgates, Patrulha Percevejo. Conheça a iniciativa que apoia o produtor no monitoramento das principais pragas que atacam as lavouras de milho aqui. Também é possível resgatar a consultoria de agroespecialistas em pragas, doenças e plantas daninhas, confira ofertas.

 

5 – Gestão do maquinário

Com o objetivo de auxiliar na gestão de monitoramento de sua frota, esta ferramenta tem um controlador inteligente agrícola de baixo custo com GPS e comunicação para máquinas agrícolas, que ajudam no gerenciamento das informações e dados das operações on-line e gestão autônoma de seus implementos. Confira a oferta aqui.

 

6 – Armazenagem e comercialização

A Rede AgroServices pode continuar auxiliando o produtor durante a colheita da safrinha de milho. Os produtores que precisam aumentar a capacidade de armazenagem de forma rápida e com bom custo-benefício, podem resgatar ofertas de silo bolsa aqui. Também é possível contratar o serviço de armazéns por meio do resgate de pontos, saiba mais.

A comercialização de safra exige a atenção do produtor, para equacionar as entregas da produção nos momentos mais oportunos e lucrar mais durante picos das cotações na Bolsa de Chicago, câmbio favorável ou com bons prêmios no porto. Consultores especializados podem auxiliar os produtores na decisão do momento ideal de venda, confira aqui serviços de consultoria.

Compartilhe!

COPYRIGHT © BAYER S.A - Última atualização: 17/01/19 (1.0.2475)